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quarta-feira, 12 de setembro de 2012

QUESTÕES SOBRE TRANSPORTE

1- [UNIMONTES] Analise a tabela.

BRASIL: MATRIZ DE TRANSPORTE REALIZADO /SOJA – 2000
Modal
Participação
Rodoviário
80,96%
Ferroviário
14,81%
Hidroviário
4,23%
                                                                                                             Fonte: GEIPOT
A opção pelo transporte rodoviário da soja ocorre porque

(A) o transporte hidroviário onera o preço final do produto, apesar de a região produtora possuir uma rede de rios navegáveis.
(B) o preço desse sistema é mais baixo, quando comparado com o sistema ferroviário e o hidroviário.
(C) a topografia da região produtora impede a instalação de ferrovias, por isso o uso do caminhão é mais adequado.
(D) o Brasil adota uma política de transporte que prioriza o sistema rodoviário, apesar do alto custo desse sistema.

2- [PUC-RS] Sobrepondo-se um planisfério que apresente a divisão política sobre um outro planisfério que mostre as vias de transportes e as atividades econômicas, tem-se como resultado
(A) o predomínio das ferrovias nos países pobres, graças à exportação de minérios.
(B) um maior fluxo nas hidrovias do que nas ferrovias, no Japão, pois houve a construção de canais artificiais ligando importantes rios.
(C) o predomínio da malha ferroviária em países ricos em relação aos países pobres.
(D) o equilíbrio na distribuição das aerovias, tanto no Hemisfério Norte como no Hemisfério Sul.
(E) o predomínio das rodovias expressas nos países pobres, devido à cobrança de pedágios.

3- [PUC-CAMP] Para responder, analise a tela Central do Brasil de Tarsila do Amaral.

(www.tarsiladoamaral.com.br − acessado em 10/10/2006)

Em 1924 quando Tarsila pintou a tela, as ferrovias eram o meio de transporte mais eficiente da área agroexportadora que representava a base econômica do País. No entanto, a partir da década de 1950/60, o transporte ferroviário foi gradativamente perdendo importância. Para responder à questão, analise os gráficos a seguir:

Transporte de cargas − 2002(%) em alguns países selecionados

A coluna que representa a distribuição percentual dos tipos de transporte de carga no Brasil está indicada pelo número
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5

4- [UFV] O transporte de mercadorias é um elemento fundamental na construção do espaço geográfico dos países. Historicamente, na maior parte dos países industrializados, o processo de modernização privilegiou as ferrovias e o transporte hidroviário. No Brasil, ao contrário, privilegiou-se o transporte rodoviário, o que se reflete no preço de matérias-primas e mercadorias. Entre as afirmativas abaixo, assinale aquela que NÃO representa as transformações na rede de transportes no Brasil.

(A) As ferrovias representaram o transporte típico da economia cafeeira agroexportadora, o que aparece no traçado do interior em direção ao litoral.
(B) O processo de industrialização renovou a rede de transporte ferroviário com a ampliação da malha ferroviária e a introdução de trens modernos.
(C) O sistema hidroviário brasileiro, apesar de subutilizado, tem recebido investimentos governamentais para possibilitar o escoamento da produção agrícola.
(D) O Estado, durante o processo de industrialização, encampou as ferrovias que tinham se tornado deficitárias, e, nos anos 90 do século XX, privatizou parte da malha ferroviária.
(E) A opção pelo modelo rodoviário coincidiu com a criação da Petrobras e com o desenvolvimento da indústria automobilística.





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